14 janeiro 2015

SERRA DA ESTRELA


No Covão do Boi, a Nossa Senhora da Boa Estrela ou do Bom Pastor, foi esculpida em baixo relevo na rocha granítica por António Duarte e inaugurada em 1946. A ideia partiu de um Pároco local que quis homenegear a Santa protectora dos pastores. 



As incontornáveis torres de radar, ícons da Serra da Estrela!



ALDEIA HISTÓRICA DE SORTELHA

Aldeia em granito com ruas e vielas fechadas por muralhas, onde as casas se encostam e assentam nos penedos aproveitando a exposição solar, razão pela qual os seus habitantes são conhecidos pelos "lagartixos". Vista do castelo (e dos moinhos éolicos) a partir da muralha.


Restaurante D. Sancho I. Comida regional. Muito bom o veado guisado e o prato de enchidos. 



BELMONTE

A vila histórica de Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral, é a mais impressionante localidade de criptojudaísmo da Península Ibérica. O seu castelo em conjunto com o de Sortelha e Vila de Touro, formaram em conjunto com a Serra da Estrela e o Vale do Zêzere, a linha defensiva do Alto Côa até à assinatura do Tratado de Alcanices (1297). Entre o castelo, igrejas e museus: Descobrimentos, Judaico, do rio Zêzere e do Azeite, a villa romana da Fórnea, a oferta para o visitante é muita. Pena que só tenha conseguido fazer estes desenhos.








1 comentário:

  1. Tem sido um início de ano produtivo. E os desenhos estão cada vez melhores. Parabéns Celeste.

    ResponderEliminar